CLÉU ARAÚJO
Crônicas Contos Aforismos Fatos Invenções

Sonhar com o mar do Caribe

por: Cléo Araújo

19 MAI

2005

Fumar no quarto é péssimo. E foi assim que me vi no fundo. Lá, com o barro e a água. Mas nada inspira mais do que o fundo. E o barro. E a água, desde que barrenta. Só que não é uma inspiração boa. Ou pelo menos é certo que existem melhores.

Estava ali aquele cinzeiro, cheio de cinzas, no meu quarto. Uma coisa que não combina comigo. E aí, pensei: “como é que eu cheguei aqui?” Não sei. Importa que cheguei. Cheia de barro. Cheia de cinza. E com um não sei o quê que me segura. E que me leva pro mar do Caribe no México. Onde não tem cinza. Não tem barro. Tem só… Eu. E muita vontade. O verde-azul do mar do Caribe, sim, é uma inspiração boa.

E aí dá um nó na garganta e uma vontade de voltar no tempo. “Volta… volta tudo! Que eu não pertenço ao barro. Muito menos às cinzas. Sou do sol do México, sou do verde-azul do mar do Caribe. Sem algas, sem escalas, num vôo direto.”

Quem poderia ter me pensado aqui, com todo esse o barro e essas cinzas? Ninguém! Eu não posso aceitar, por exemplo, que tenha vindo para cá sozinha. Sou levada a crer que me trouxeram à força. Agora, quem? Não sei, senão mandava vir me buscar. Será? Será que fui eu mesma que me trouxe? Não… Não me perdoaria… Foi ele? Talvez. A quem perdão cabe… Ah! cabe sim, não vou enganar ninguém!

Porque só quem leva traz de volta. E senão à tona, para onde? Se só a tona é o que resta, porque nada fica mais fundo do que o fundo. E agora fiquei séria, sisuda, tanto que nem eu ando me suportando. Descobri que me odeio séria. Antes uma gargalhada. É que chorar cansa demais!

eu preciso encontrar o caminho da risada, que é o mesmo que leva àquela sensação do verde-azul do mar do Caribe. Quero fazer humor sobre mim mesma, pois só assim, só assim à tona se chega. E a minha cabeça vai sair de dentro d’água, vai puxar o ar, sentir a luz. E eu vou me sentir de volta. Bem longe do barro, bem distante das cinzas.

Deixe seu Comentário

Aviso: A moderação de comentários está habilitada e pode atrasar seu comentário. Não há necessidade de reenviar seu comentário.